Quem tem empresa sabe da dificuldade que é manter todas as obrigações em ordem – e também sabe que o uso de computador é quase que essencial para conseguir registrar contas e pagamentos. Por isso muitos setores de Recursos Humanos optam por jogar ali tudo o que for possível, inclusive a folha de pagamento, que no Brasil é obrigatória.

E você, sabia que é possível fazer a sua própria folha de pagamento online grátis e, principalmente, baixar modelos gratuitos a partir da grande rede? Pois é, diversos sites e aplicativos ensinam como colocar tudo em seu devido lugar e – principal de tudo – grátis. Confira como isso funciona!

Folha de pagamento online grátis vale a pena?

Antes de mais nada, vamos responder uma antiga dúvida da internet. Afinal de contas, se algo é grátis, o que ele quer afinal de contas? E, principal, a sua qualidade realmente é comprovada?

A resposta que damos é para que não se preocupe e sigam nossas dicas. O universo grátis da Internet realmente necessita de atenção ao ser utilizado, mas diversas coisas boas podem ser encontradas com uma rápida pesquisa.

Exemplos de folha online de pagamento

Não é difícil encontrar folhas de pagamento de qualidade e livres para uso espalhadas pela Internet. Uma rápida passada em sites especializados podem fornecer diversas formas de planilhas, explicativas ou não, apenas com espaços em branco, esperando serem completadas de acordo com a necessidade daquele ou daquela que fará uso.

Folha de pagamento online grátis

Porém poucas propostas parecem ser tão sólidas e práticas quanto a do “Programa para Trabalho Doméstico”, uma planilha programada para agir como um programa. Criado pelo especialista em direito do trabalho Carlos Henrique, a planilha é uma mão na roda para quem nunca fez planilhas de folha de pagamento, ou então nunca as tinha feito pelo computador – ou, quem sabe, os dois.

A planilha do programa estará dividida em três folhas: menu principal, cartão e recibo. Bastam indicar os valores de nomes, horários de entrada e salários para que, automaticamente, o sistema calcule o quanto se deve a um funcionário. Inclusive, o aplicativo permite ao responsável pelo RH produzir um cartão com horários e até mesmo um recibo, ou holerite, para comprovar os benefícios e descontos.

O aplicativo se encontra para download no Baixaki (link: http://www.baixaki.com.br/download/programa-para-trabalho-domestico.htm) e já provou ser um sucesso, com mais de 10500 downloads. Mais do que confiável, é recomendado o uso de planilhas eletrônicas.

A importância de se manter a folha de pagamento em ordem

Uma grande empresa sabe o valor que deve ser dada aos seus documentos e para a emissão de recibos. Assim como seus produtos valem alguma coisa, o que é feito por seus funcionários também. E a folha de pagamento nada mais é do que melhor prova da relação entre empregador e empregado. Além deste caráter, convém lembrar que a lei obriga todas as empresas a manterem a folha de pagamento atualizada, seja em meio físico (papel) ou eletrônico (arquivo de computador).

Portanto, se você é dono de empresa ou responsável pelo setor de recursos humanos, já sabe: não coma bola e mantenha essa importante parte de seu setor em dia!