SPPREV – Folha de Pagamento

A SPPREV é a responsável pela folha de pagamento, diante disso, ele é responsável por administrar a folha de pagamento das pensões e aposentadorias da administração direta e indireta do Estado de São Paulo, bem como da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, das universidades, do poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

A São Paulo Previdência ‑ SPPREV, foi criada pela Lei Complementar nº1.010, de 1 de junho de 2007, é a autarquia responsável pela gestão das aposentadorias e pensões de todos os poderes, órgãos e entidades.

A São Paulo Previdência – SPPREV centralizou todas as informações previdenciárias do Estado. Atualmente, a autarquia já realiza o processamento das folhas de pagamento dos pensionistas civis e militares. Em 2010 ela assumiu a gestão das novas aposentadorias dos servidores e, em seguida, fará a absorção das aposentadorias já concedidas, conforme determina o Decreto nº 54.623, de 31 de julho de 2009.

SPPREV – Folha de Pagamento

Folha de Pagamento dos Inativos

A São Paulo Previdência (SPPREV) assumiu o controle e o processamento de toda a folha de pagamento das aposentadorias da Administração Direta. Desta forma, os inativos que anteriormente eram atendidos pela Secretaria da Fazenda, passaram a ser atendidos pela SPPREV.

Conforme atendimento ao artigo 1º do Decreto 54.623/09, desde 1º de julho de 2010, a SPPREV já é responsável pela concessão e pagamento das novas aposentadorias da Administração Direta, mas restava ainda absorver o estoque das aposentadorias concedidas anteriormente a essa data, o que veio a se concretizar em maio deste ano.

O processo de concessão de aposentadoria dos servidores do Estado de São Paulo ocorre em duas etapas, sendo a primeira realizada no Departamento de Recursos Humanos (RH) do órgão de origem do servidor, e a segunda, na SPPREV. Para melhor entendimento desse processo, confira a análise de concessão:

  • O servidor solicita a contagem de tempo de serviço no RH do órgão de origem e, se tiver completado o tempo de contribuição, realiza o pedido de aposentadoria.
  • O RH insere todos os dados dos servidores na ferramenta de gestão previdenciária, disponibilizada pela SPPREV, e paralelamente encaminha à autarquia os processos físicos devidamente instruídos com os documentos referentes à concessão da aposentadoria.
  • A SPPREV analisa as informações e verifica qual a regra a ser aplicada ao benefício para realização dos cálculos.
  • Por último, a SPPREV providencia a publicação da aposentadoria no Diário Oficial do Estado e a inclusão na folha de pagamento.

Em conformidade com o §7º, do artigo 126 da Constituição Estadual, o prazo máximo para a concessão do benefício é de 90 dias, porém, com a dificuldade do registro completo destas informações e também dos servidores no banco de dados enviado à Autarquia, e pela grande demanda de solicitações encaminhadas, a SPPREV teve uma dificuldade em iniciar o processo de absorção dessas aposentadorias, mas isto já vem sendo regularizado pela autarquia, portanto, a pretensão da SPPREV faz com que as aposentadorias possam ser concedidas no prazo máximo de 30 dias contados a partir da entrada da documentação na autarquia.

Portal da São Paulo Previdência – SPPREV

Através do Portal da São Paulo Previdência – SPPREV é possível ter acesso a todos serviços eletrônicos ( como folha de pagamento) com isto para os interessados basta efetuar o acesso por meio do site:

http://www.spprev.sp.gov.br/

36 Comentários para “SPPREV – Folha de Pagamento”
  1. Marlene Alves Silva
    • Ana Miranda
  2. ERIK NILSON DE SOUZA BARROS
    • Neide Lacroce
  3. Sergio vicentin
  4. Maria Beatris de Carvalho Ribeiro
  5. maria de lourdes camilo
  6. verginia angelica vieira
  7. Vera Lucia Sarabando
  8. Maria Christina Toledo Simões
  9. Sandra sumie imada
  10. Alice
  11. Benedita da Silva
  12. Maria Tereza
  13. Neide Manzini
  14. Suely Aparecida Miranda da Cunha
  15. Clara Regina STAPAIT viana
  16. Laert libni Cubas
    • Laert libni Cubas
  17. WALKIRIA BUENO DE OLIVEIRA
  18. Maria Jacineide Siqueira Bento de Araujo
  19. Arceo Sanmarco
  20. Solange Ribeiro
  21. TEREZINHA MARIA TOLEDO TOSATO DA CRUZ